Observei essa frase acima num totem numa das ruas da cidade anunciando a grande “Encenação da Fundação da Vila de São Vicente”.
Eis a questão em minha consciência: esboçar um longo sorriso por essa frase e concordar que a nossa cidade é de fato a capital da cultura. Deveria acreditar que todas as formas de expressão cultural na cidade são respeitadas. Haveria um espaço merecido para poder expressar suas artes. Todas as instâncias de governo sempre viriam apoiar sem perda de tempo e nenhuma burocracia.
No entanto, devo esboçar um sorriso falso, porque nossa cidade, mesmo com os seus 476 anos, não chega nem nos pés do que seria uma “Capital da cultura”.
Na verdade eu não sei se sinto vergonha ou raiva ou os dois sentimentos ao mesmo tempo!
Como pode a primeira cidade do Brasil não possuir um Teatro?
Outra coisa que me deixa intrigado é porque no ano passado houve desfile carnavalesco e esse ano foi anunciado que não haverá.
Temos que deixar claro que nem todos gostam de samba, mas os “Desfiles Carnavalescos” é uma das manifestações populares e culturais desse país.
Sendo assim, a Secretaria de Cultura e o governo municipal deveriam dar atenção para tal evento, pois como diz o totem “São Vicente: capital da cultura”.
Quero deixar claro que fico feliz de ver nossa cidade cheia de turistas e também por poder realizar um grande evento como a “Encenação da Fundação da Vila de São Vicente”, mesmo sabendo que a historia do nosso país é confusa e fantasiosa.
Mas o tal evento só acontece uma vez ao ano. Pelo que sei acho que não há outros eventos desse porte na cidade considerada capital da cultura.
Talvez outros grandes eventos desse porte devam ocorrer na terra dos criadores da frase contida no totem.
Espero que esse texto possa tocar na consciência e nos corações daqueles que anseiam e desejam lutar para que um dia possa se tornar, de fato, a “Capital da Cultura”.